De 16 de Maio a 6 de Junho de 2015, pela vigésima segunda edição, realiza-se em Santo Tirso o Festival Internacional de Guitarra.

Ao festival acorrem guitarristas de diferentes formações e estilos, do jazz à clássica. Os concertos arrancam na noite de sábado, 16 de Maio, com o Joscho Stephan Trio, de sonoridades jazzísticas na linha de Django Reinhardt, e encerrando com o Soloduo, que explora os repertórios clássico, romântico e contemporâneo. Outros géneros e estilos serão abordados por artistas como Mike Dawes, que no dia 22 de Maio demonstrará o seu vistuosismo e música original, e Joaquim Pavão, a 29 de Maio, que interpretará algumas das suas composições para cinema. O programa é completado por Pablo Márquez (23 de Maio), Amadeus Duo (30 de Maio) e Judicaël Perroy, com a Orquestra Artave (5 de Junho).

Estão também programadas actividades pedagógicas como workshops e masterclasses pelos músicos que participam no festival, oportunidade para estudantes e guitarristas contactarem e aprenderem algumas técnicas com estes instrumentistas.

Lançado em 1994, o Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso firmou lugar entre os festivais de música e promete continuar a animar a cidade e os amantes de guitarra.

O programa completo do festival e informação adicional pode ser consultada aqui.

Sobre o autor

Avatar photo

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.