A oferta de espectáculos no Portugal de Setecentos caracteriza-se pela abundância e diversidade. As praças das cidades, os teatros, públicos e régios e os salões particulares acolhem os mais variados géneros, desde o operático ao declamado, passando pelo pirotécnico e o tauromáquico, enquanto os empresários dos teatros acompanham o gosto das cortes europeias, contratando cómicos, cantores e bailarinos. O colóquio internacional ‘Touros, tragédias, bailes e comédias: espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII’, promovido pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que terá lugar nesta faculdade nos dias 21 e 22 de Maio, pretende divulgar os estudos mais recentes e incentivar a continuidade das pesquisas sobre uma época determinante no percurso evolutivo das artes do espectáculo.
A programação é variada, conta com a participação de investigadores não só da área do Teatro, mas também da Musicologia (como Manuel Carlos de Brito, David Cranmer, entre outros), e inclui a apresentação do projecto do Centro de Estudos de Teatro ‘Textos proibidos e censurados do teatro português do século XVIII’ (co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian).
O Colóquio encerra no dia 22 de Maio às 18h com o recital “Noites de ópera do séc. XVIII”, um concerto semi-encenado com árias de ópera do universo português setecentista, interpretadas por Tânia Valente (soprano), Diogo Oliveira (barítono) e José Carlos Araújo (cravo). O local do concerto será a Sala dos Actos da Faculdade de Letras.
Programação completa aqui: http://tourosecomedias.wix.com/bailes-e-tragedias .
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