Nos dias 12 e 13 de Maio, o Conservatório Regional de Ponta Delgada promoveu a II edição do Festival de Música O Conservatório sai à Rua. A escola ofereceu à cidade de Ponta Delgada concertos realizados em simultâneo e em locais distintos da cidade, pelas classes de conjunto da escola. Para esta edição foram escolhidos o Largo da Igreja Matriz de Ponta Delgada, o Coreto do Campo de São Francisco, o Mercado da Graça e o Largo do Colégio. Participaram as classes de Coro Infantil, Juvenil e de Câmara, o Ensemble de Saxofones, a Orquestra de Cordas, a Orquestra Juvenil, o Conjunto de Guitarras e Violas da Terra, a Orquestra de Sopros Juvenil e a Orquestra de Sopros. Os cerca de 300 alunos envolvidos apresentaram uma selecção de obras estudadas nas respectivas classes de conjunto desde o início deste ano lectivo.
Nos concertos do dia 12 de Maio, pela tolerância de ponto, foi possível maior envolvimento de toda a comunidade civil e escolar, tendo estado significativamente mais presente para desfrutar dos diferentes espectáculos oferecidos nesse dia. De entre o diversificado e interessante repertório apresentado por todos os grupos intervenientes, salienta-se o do Coro Infantil, com canções compostas pela professora da classe, Ana Paula Andrade. Canções inéditas em melodia e poema, integralmente de sua autoria, contendo não apenas um carácter pedagógico — complementar às aprendizagens e interesses dos alunos que o frequentam, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos —, mas também transmitindo-lhes valores.
No dia 13 de Maio, por força de constrangimentos meteorológicos, todos os espectáculos previstos no Largo do Colégio tiveram de ser transferidos para a Igreja do Colégio — Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, situada no mesmo largo. O último concerto do festival concluiu-o em apoteose, com três obras que reuniram em palco as classes de coro e orquestra de sopros, que o público aplaudiu calorosamente.
Concretizada mais uma experiência musical para todos os alunos envolvidos, já há quem acalente projectos para a III Edição.