O compositor Nuno da Rocha será o Jovem Compositor Residente da Casa da Música, no Porto, em 2015-2016, seguindo-se assim a Ana Seara.
A nomeação foi revelada no passado dia 29 de Novembro, na apresentação da temporada que marca, simultaneamente, a primeira década de funcionamento da Casa da Música e o 15.º aniversário do Remix Ensemble.
Nuno da Rocha estudou Composição com Vasco Mendonça, Carlos Marecos, Luís Tinoco, Carlos Caires e António Pinho Vargas.
No verão de 2009 participou na ‘19th internationale sommerakademie09’, na Áustria, tendo trabalhado com o compositor Nigel Osborne, com o maestro Michael Wendeberg e com o reconhecido grupo de música contemporânea ‘klangforum wien’.
Em Fevereiro de 2010 esteve presente no ‘16th Young Composers Meeting’, em Apeldoorn (Holanda), com a Orquestra ‘de ereprijs’. Este encontro foi dirigido pelos compositores Louis Andriessen, Richard Ayres, Martijn Padding, Jan van de Putte, Micheal Smetanin e Helena Tulve.
Em Fevereiro de 2011 escreveu música para a exposição “A kills B – acção imagética, Ifigénia e Isaac” apresentada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Recebeu a encomenda para o Prémio Jovens Músicos 2012 (Antena 2/RTP) da peça obrigatória para a categoria de Canto (nível superior) – Quatro Últimas Canções, quatro personagens a partir do romance de Vasco Graça Moura.
Ganhou o 3.º Prémio do Concurso de Composição da SPA/RTP em Setembro de 2012, com a peça O que será do rio without John Cage? para orquestra barroca, peça estreada pelos ‘Divino Sospiro'(dir. Massimo Mazzeo) no Festival Jovens Músicos 2012.
Foi seleccionado para o “TENSO Young Composers Workshop 2014”, em Maio 2014, na Bélgica. Neste workshop trabalhou com o coro ‘Danish Radio VokalEnsemblet’, com o maestro e compositor James Wood e com o compositor Leo Samama. Foi depois seleccionado para uma segunda fase divida por duas etapas: Riga (Letónia), em Outubro de 2014; Copenhaga (Dinamarca), em Novembro de 2014. Um dos três finalistas receberá uma encomenda para um dos mais importantes coros a nível mundial, o ‘Latvian Radio Choir’.
Sobre Nuno da Rocha foram publicados artigos nas glosas 7 e 11 ( Clique aqui para ler aceder à versão impressa da revista ).
Fotografia de Pedro Sadio.