Nos dias 7 e 8 de Outubro, Sexta-feira e Sábado, realizar-se-á, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o colóquio “‘Log In, Live On’: Música e Cibercultura na Era da “Internet of Things'”, organizado pelo Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus), subgrupo da rede SociMus — Estudos Avançados em Sociologia da Música — do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM).

O presente colóquio, primeira das iniciativas do ainda recente CysMus, pretende, a partir de intervenções variadas e interdisciplinares, explorar e dar a conhecer aos participantes e ouvintes problemáticas relacionadas com a música nas comunicações musicais digitais, sendo alguns dos pontos fundamentais os usos da música em conteúdos e processos audiovisuais, dramaturgias e paisagens sonoras na economia simbólica da ‘Internet of Things’; a música na transformação ou reprodução de modelos e subjectividade e alteridade no cibermundo; cibercomunidades e culturas de fãs, políticas de interactividade e convergência ou divergência entre utilizadores, consumidores, criadores e empresas; a música na produção de valor simbólico e de representações; a mobilidade dos dispositivos que permitem uma escuta musical e o seu papel na construção do quotidiano; modos de circulação e partilha de materiais ou conteúdos audioviduais em diversas plataformas e sistemas online, co-produção e co-criação de produtos audiovisuais por parte de utilizadores, cultura internet, celebridade e reality programs; e as transformações de estatutos e perfis profissionais na música, associações a novas lógicas de direitos de autor e de produção e circulação de modelos de consumo musical e audiovisual.

Além de comunicações por parte de investigadores de diferentes instituições e centros, também farão parte do programa momentos interactivos e intervenções musicais, entre outros.

As temáticas principais do colóquio coincidem, de modo geral, com os objectivos principais do CysMus, que através do estudo de videojogos, cinema, televisão e outros media, ainda pouco discutidos e aprofundados no meio académico (musicológico e não só), pretende explorar práticas e interacções actuais na chamada ‘Internet of Things’, constituindo, desse modo, um grupo de investigadores pioneiro na musicologia nacional.

Para mais informações, clique http://cysmus.weebly.com/ .

 

Sobre o autor

Imagem do avatar

Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.