Estão abertas até 30 de Abril as candidaturas de um concurso para novas árias no âmbito da “Maratona Ópera XXI 2021”, promovida pelo festival OPERAFEST LISBOA. Trata-se da segunda edição de uma iniciativa que procura dinamizar o cenário da ópera em Portugal, tendo este ano como mote a composição de árias. Segundo a organização, o evento pretende “potenciar novos compositores, novo repertório, novas óperas, novos intérpretes, para criar a ópera do futuro e aproximá-la do mundo de hoje”.

Dirigido a compositores de até 40 anos, o concurso, designado Prémio Carlos de Pontes Leça em homenagem ao reconhecido programador e musicólogo, falecido há cinco anos, será dado a uma ária original, em português, e terá o valor de 1500 euros.

O concurso incluirá espectáculo público, estruturando-se em três etapas: selecção de candidatos, eliminatória e final.

Mais informações em www.operafestlisboa.com.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.