Nos próximos dias 16, 17 e 18 de Outubro de 2019, terá lugar na Universidade de Évora – Colégio Mateus de Aranda, o II Historical Soundscapes Meeeting, actividade inserida no projecto PASEV | Patrimonialization of Évora’s Soundscape:1540-1910 (ALT20-03-0145 – FEDER-028584. LISBOA-01-0145).

Ao longo destes três dias, que concentrarão em Évora alguns dos nomes internacionais mais importantes dentro da temática das Paisagens Sonoras (destacando-se, entre outros, o Doutor Juan José Carreras, da Universidade de Zaragoza, a Doutora Tess Knighton, do ICREA – CSIC, ou ainda o Doutor Juan Ruiz Jiménez, Catedrático de Música em Granada e responsável pelo projecto Paisajes sonoros históricos (c. 1200-c. 1800), vários serão os eventos a não perder.

Os temas debatidos englobarão Sons e Sociabilidades; Sons da Corte; Música e Ritual; Som, Espaço Público e Imagem; Organologia; Espectáculos Sonoros; Sons e Cidades; Projectos de Paisagem Sonora; Sinos e Celebrações Urbanas; Música e Músicos: Circulação; e finalmente Sons e Territórios. Ao todo, terão oportunidade de serem ouvidas quase quatro dezenas de intervenções relacionadas com a temática da Paisagem Sonora, conceito aglutinador de uma miríade de aspectos importantes e muitas vezes esquecidos.

Porém, para além destas dezenas de comunicações, este evento internacional contará ainda com actividades de relevo cultural e que pretendem fazer chegar à comunidade turística e eborense os resultados que já têm vindo a ser obtidos ao longo das investigações deste projecto. Assim, há a referir na abertura do evento, dia 16 (quarta-feira), o lançamento do Ebook “Paisagens Sonoras Urbanas: História, Memória e Património”, resultante da primeira edição deste evento, em 2017. Ainda no dia 16, pelas 19h00, poderá ouvir-se um concerto na Igreja de São Francisco pelo Coro Polifónico Eborae Musica. No dia 17, pelas 13h30, terá lugar a oficina “Ciudades Interconectadas”, com o Doutor Juan Ruíz Jiménez, e pelas 20h00, no Auditório do Colégio Mateus de Aranda, será exibido o documentário EVORA (1929).

Para finalizar estes três dias de actividades, no dia 18, pelas 14h00, terá lugar a visita guiada intitulada “Paisagens Sonoras: alguns espaços da música em Évora”, dinamizada por um dos investigadores do projecto, Luís Henriques (mais informação aqui).

Sobre o autor

Avatar photo

Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT - Almada e Licenciada em Piano e Arqueologia pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e organizou diversas Masterclasses, tendo participado igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora”. Actualmente o seu trabalho académico centra-se na investigação de música sacra portuguesa, nomeadamente os salmos concertados da segunda metade do séc. XVIII dos compositores eborenses.