Neste dia 28 set 2024, no Jardim da Estrela, comemora-se o primeiro aniversário da Casa do Jardim da Estrela. Com uma ampla programação, gratuita, é a oportunidade de festejar este novo espaço cultural ou de o conhecer. Ao longo de todo o dia está patente a exposição Jardim Habitado, por Ricardo Silva Cordeiro, que tem nos últimos treze anos vindo a captar o quotidiano do Jardim de Estrela, inventado e de reinvenção, efetuando registos de fotografia de rua, enfatizando a correlação entre o espontâneo e a paisagem.

A programação tem ainda, às 10h, um Passeio Botânico-Poético, pelo Jardim da Estrela, por Fernanda Botelho. Às 10h30 há as Jornadas de Yoga do Ser, por Mariana Pacheco. Para as famílias com crianças, a partir dos 6 anos, há o espetáculo Animais Fantásticos, às 11h30. Para os amantes de café, às 15h30, ocorrerá o workshop Café: A Bebida que revolucionou o mundo, por Antonella Vignati. Já animados pelo café, às 17h, é possível exercitar-se na aula de Movimento Natural KORE – Movimento Fascial Integral, por Andreia Correia. Os parabéns serão cantados, às 17h30, com um Porto de Honra.

O MPMP, que tem estado regularmente na Casa, para apresentar os Clubes de Escuta, também faz parte desta festa. As 18h há o concerto promovido pelo Trio de Madeiras do Ensemble MPMP, com um programa animado, guiado por Catarina Távora. No fim, todos podem conhecer os instrumentos utilizados bem de perto!

Às 18h30 a festa já está lançada com o concerto Batucadeiras das Olaias, grupo formado por homens e mulheres cabo-verdianos residentes no Bairro Portugal Novo, nas Olaias, em Lisboa. Uma ocasião para conhecer melhor o batuku. Para terminar, às 19h30, Luís FMR e LAMIM realizam um set colaborativo que propõe uma viagem por sonoridades de diversas latitudes.

Morada: Praça da Estrela, 12, 1200-694 Lisboa. 

Contacto: umteatroemcadabairro.cjardimestrela@cm-lisboa.pt

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.