Irá realizar-se em Madrid, na Biblioteca Nacional de España, nos dias 10 e 11 de Março, o I Encontro Hispano-Luso de Editores Musicais.

Este colóquio, organizado pela Asociación Española de Documentación Musical, tem por objectivo reflectir sobre a situação actual do mercado editorial de música, proporcionando o encontro entre editores, bibliotecários e investigadores para debater e partilhar experiências e pensar em projectos para o futuro. O colóquio organiza-se em três painéis temáticos nos quais os participantes discutirão problemáticas das editoras musicais privadas, problemáticas das editoras musicais institucionais e universitárias e desafios das edições electrónicas. De Portugal, participam neste colóquio Nuno Fernandes, da AvA Musical Editions, Edward Luiz Ayres d’Abreu, Presidente da Direcção do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, que tem procedido à edição de partituras de compositores portugueses do Renascimento à actualidade, Maria Clara Assunção, do Serviço de Música da Biblioteca Nacional, e Maria do Rosário Pestana, professora da Universidade de Aveiro e investigadora do INET-MD.

Este encontro dirige-se a todos os interessados no assunto, quer livreiros e editores, quer músicos, musicólogos ou estudantes de música ou documentação.

 

 

Para mais informações sobre o colóquio, informações sobre outras actividades e acesso a recursos electrónicos e catálogos da Asociación Española de Documentación Musical, consulte www.aedom.org.

Sobre o autor

Avatar photo

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.