O Teatro Nacional de São Carlos anunciou que está à procura de cantores líricos — sopranos, meios-sopranos, tenores e baixos — para integrarem o elenco da nova ópera sobre a vida e obra de Luís de Camões, com música de Luís Tinoco e libreto da escritora Luísa Costa Gomes. A estreia do espetáculo está prevista para junho de 2026, com ensaios agendados entre os dias 2 de maio e 11 de junho do mesmo ano, exigindo dos selecionados disponibilidade total durante este período.

As audições terão lugar no dia 5 de setembro, no Edifício da Boa Hora, em Lisboa. Para se candidatarem, os interessados devem enviar até ao dia 10 de agosto um e-mail para [email protected], incluindo uma breve biografia, fotografia, ligações para gravações em vídeo e uma lista do repertório proposto, com as respetivas partituras em formato PDF.

Na audição, cada candidato deverá apresentar três peças: uma em português, uma obra dos séculos XX ou XXI (posterior a 1950) e uma peça à sua escolha, num total máximo de 12 minutos de música. As provas serão acompanhadas por pianista e gravadas em áudio para posterior avaliação.

Esta iniciativa integra-se nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões e representa uma grande oportunidade para integrar uma criação original num dos principais palcos líricos do país, com música de um dos mais relevantes compositores portugueses contemporâneos: Luís Tinoco ganhou o Prémio Pessoa 2024.

Fotografia do TNSC: Cultura Portugal

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.