Nos dias 24 e 25 de Novembro, o auditório da Biblioteca Municipal de Telheiras acolhe o Colóquio Internacional Voz no Palco. A iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa, com o apoio da junta de Freguesia do Lumiar, irá reunir investigadores que nos darão visões sobre a Voz em Performance em perspectivas multidisciplinares. No dia 24, o professor e cantor José Manuel Araújo abrirá as conferências com uma comunicação intitulada “Parâmetros acústicos da Voz no canto lírico”. No mesmo dia, teremos a visão da terapeuta da fala Débora Franco sobre a forma como a postura pode afectar a voz, e ainda, a fechar o dia, a otorrinolaringologista Maria Caçador falará sobre “Particularidades e exigências da voz profissional”.

Voznopalco

Cartaz do colóquio

No dia 25, o maestro Jorge Matta falará sobre “A Voz ao serviço da Música”, a professora Maria José Borges fará um périplo pelos palcos da Voz ao longo da História e a partir das 18h00 haverá uma mesa redonda, moderada pelo actor encenador Bruno Schiappa, partindo do tema “A Voz no Palco Político”. No mesmo dia, teremos, às 15h40, uma performance vocal interactiva, De Vez em Voz (com o actor Nilson Muniz), e, a encerrar os trabalhos, um concerto com jovens cantores do Conservatório Nacional, acompanhados pelo maestro Armando Vidal.

Biblioteca Orlando Ribeiro

Paralelamente às conferências, que ocuparão as tardes, decorrem, de manhã, workshops. No dia 24, entre as 9h30 e as 12h30, haverá um workshop de Voz para cantores, actores e outros profissionais da voz, ministrado por Tânia Valente (cantora e professora de canto) e Armando Vidal (pianista e maestro). No dia 25 acontecem dois workshops, um para escolas (Cantigas de D. Dinis e outros trovadores afins, uma oficina musical pelo serviço Fonoteca das BLX) e outro sobre Trabalho Sensorial, um método usado na representação, proveniente da Escola de Lee Strasberg, que pode ser descrito como uma sensibilização para a importância da memória dos sentidos na construção do invisível em cena. O resultado, para além de uma estimulação dos sentidos, será uma maior e mais clara identidade na voz de cada um. O formador será Bruno Schiappa, representante em Portugal deste método.

A participação nos workshops requer inscrição prévia (para voxperformance@letras.ulisboa.pt) e pagamento. Para assistir às conferências e espectáculos, a entrada é livre e não requer pré-inscrição (estando sujeita à lotação do auditório). A programação completa e mais informações podem ser consultadas aqui.

Sobre o autor

Avatar photo

Doutorada em Música e Musicologia (ramo de Interpretação) pela Universidade de Évora, é actualmente investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL) e em Canto (ESML). Posteriormente obteve o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) através do Trinity College. Como cantora de ópera, foi “Fanny” em 'O Tanoeiro' de Thomas Cooper (Teatro da Trindade), “2.ª Dama” na 'Flauta Mágica' de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera 'Bastien und Bastienne' de Mozart. Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.