Irá realizar-se no próximo dia 27 de Maio de 2015, pelas 15h00, um simpósio celebrando o quinto centenário do nascimento de Cipriano de Rore, compositor de origem flamenga cuja actividade musical se desenvolveu sobretudo em Itália. Este seminário é organizado pelo CESEM  Pólo Universidade de Évora, em colaboração com a Escola de Artes da Universidade de Évora, e decorrerá na Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d’Aranda.

O programa inclui um momento de apresentação dos trabalhos, seguindo-se duas comunicações por Luís Henriques e Filipe Mesquita de Oliveira, sobre a influência de Cipriano de Rore nos compositores do seu tempo e das gerações seguintes no respeitante ao cultivo da técnica de paródia assim como da sua influência ao nível do cromatismo e expressividade em géneros profanos como a chanson e o madrigal. O seminário terminará com o habitual período de discussão sobre as temáticas apresentadas nas duas comunicações.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Musicólogo açoriano, doutorando na Universidade de Évora, é mestre em Ciências Musicais (FCSH NOVA) e licenciado em Música (UÉvora). É investigador em formação no CESEM e membro do MPMP. Catalogou o arquivo musical da Sé de Angra, foi bolseiro no projeto ORFEUS e também investigador no projeto PASEV. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e também o Ensemble Eborensis, com concertos nas ilhas dos Açores, Continente português e França. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia portuguesa seiscentista, especialmente no Alentejo, e a música nos Açores do século XV ao final do XIX.