Começou dia 23 de abril e vai até domingo a quarta edição do festival Projecto: Canção, cujo objetivo é dar voz às raízes tradicionais do Lied. O festival ocorre em vários palcos do Porto; o Festival começa com um workshop dirigido pela cantora e improvisadora grega Aphrodite Patoulidou, sob o mote Passing on the song, no Conservatório de Música, que também participa do concerto de abertura (dia 24, Casa da Música, 19h30), junto com o pianista Julius Drake, que vai interpretar uma selecção de canções de Benjamin Britten, Emilios Riadis, Gianis Konstantinidis, Maurice Ravel, Karol Szymanowski, Jean Sibelius e Antonín Dvořák. No dia 25 de Abril a data é celebrada com o concerto Debaixo da oliveira: do Portugal popular ao erudito, com o trio formado por Ana Caseiro (soprano), Fernando Guimarães (tenor) e João Casimiro (piano), que vai interpretar um reportório focado nas raízes populares da música portuguesa, com música de compositores como Luiz de Freitas Branco e Cláudio Carneyro, Fernando Lopes-Graça e Joly Braga Santos, Frederico de Freitas e Eurico Carrapatoso, entre outros. O concerto de encerramento marcado para o dia 27 de abril com participantes da masterclass orientada por Julius Drake ocorre entre 25 e 27 de Abril. 

O Concerto de Laureados do Prémio Musa, no dia 26, na Biblioteca Almeida Garrett, 21h, marca o início da colaboração entre o MPMP e o Projecto: Canção. Nesta apresentação dá-se a conhecer a peça Foi isto que quisemos?, com a qual o compositor José Brandão (Oliveira de Azeméis, 2000) venceu a 6.ª edição do Prémio Musa, dedicado à lírica de José Mário Branco (1942-2019) . Será também interpretada a obra de Miguel Jesus, Canção dos despedidos, que mereceu uma menção honrosa do júri. O programa também apresenta as Sete Canções Populares Espanholas de Manuel de Falla, numa versão para barítono e guitarra. No final, o concerto presta homenagem ao compositor Luciano Berio, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, com a interpretação das suas Folk Songs. As interpretações estarão a cargo do Ensemble MPMP, sob a direção do maestro Jan Wierzba.

Pedro Costa, Luís Duarte e Sofia Marafona compõem a equipa artística directora do festival, uma vez mais numa iniciativa da APLied – Associação Portuguesa de Lied. A entrada nos concertos no Conservatório e na Biblioteca Almeida Garrett, incluíndo o Concerto do Prémio Musa, são livres; os espectáculos na Casa da Música e na Igreja da Lapa custam, respectivamente, 12 e 10 euros.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.