O novo CD do compositor Patrício da Silva, gravado ao vivo em Dezembro de 2010 em Pasadena, Califórnia, foi recentemente lançado, fruindo em pouco tempo de generosas críticas positivas e uma óptima recepção por parte do público. Como sugere o seu título, este CD responde à actual crise mundial que progressivamente se compara à Grande Depressão Americana de 1929.

Apesar do seu percurso ser pouco conhecido em Portugal, Patrício da Silva goza de uma carreira em contínuo crescimento nos Estados Unidos da América, onde a maior parte da sua educação musical teve lugar, permitindo assim a participação neste disco de nomes como Michael Kudirka, Yevgeniy Milyavskiy, What’s Next? Ensemble, e ainda Ian Whitcomb – considerado estrela de rock durante a Invasão Britânica dos anos 60, historiador de música popular americana e celebrado autor de After the Ball

Now & then apresenta novas obras do compositor com uma enorme diversidade de caracteres, técnicas e resultados sonoros consequentes, bem como uma série de arranjos de canções populares da era da Grande Depressão Americana. Das várias obras originais destaca-se o Concerto para Guitarra pela sua entu­siástica recepção do público e críticas favoráveis: “Smooth, Refreshing and Exciting” – Paulo Alves Guerra, RDP Antena 2; “Amazing and Inspiring” – William Powers. 

O compositor confirma assim a tendência para a produção musical de qualidade em tempos erróneos, visto este disco não ter sido criado para a actual situação de “Grande Depressão” mas antes como uma consequência inevitável da mesma, trazendo uma lufada de ar fresco ao ambiente repressivo. Tal como afirma Ian Whitcomb: “When you have bad times, you have great music.”.

Patrício da Silva estudou piano com Jorge Moyano e composição com António Pinho Vargas na Escola Superior de Música de Lisboa, prosseguindo os seus estudos no Califórnia Institute Patrício da Silva Now & Then O novo CD do compositor Patrício da Silva, gravado ao vivo em Dezembro de 2010 em Pasadena, Califórnia, foi recentemente lançado, fruindo em pouco tempo de generosas críticas positivas e uma óptima recepção por parte do público. Como sugere o seu título, este CD responde à actual crise mundial que progressivamente se compara à Grande Depressão Americana de 1929. Now & Then: Music from the Great Depression(s) 2010/1929 of the Arts (MFA) e na Universidade da Califórnia (Ph.D). Realizou ainda um pós-doutoramento em composição algorítmica no Ircam (França). O seu currículo prima por diversos prémios, entre os quais Internacional Barto Prize, Gould Family Foundation Composers Award, Ojai Festival Music for Tomorrow, Fundação Luso-Americana e American Music Center, tendo ainda obtido a Otto Eckstein, a Norton Stevens e a Susan and Ford Schumann Fellowships.

As suas obras já foram apresentadas em diversos palcos de renome internacional como Ojai Music Festival, Aspen, Ruhr Festival, Schleswig Holstein Music Festival, London Festival of American Music, Auditório de Galícia, Yamaha’s YASI em Nova York, LASO e Culturgest. Em 2009, por convite do maestro Christoph Eschenbach, a sua obra Three Movements for Solo Piano foi executada por Tzimon Barto num concerto organizado pela Beethoven-Haus em Bonn para a aquisição do manuscrito das Variações Diabelli. Trabalhou com diversas orquestras e instrumentistas como Memphis Symphony Orchestra, Moscow Piano Quartet, What’s Next? Ensemble, Stefan Asbury, Gloria Cheng, Joana Carneiro, entre tantos outros, destacando-se a Berkeley Symphony Orchestra, na qual foi compositor residente (2008-10).

Fotografia: @macdowell.org

Texto publicado na Glosas n.º 4, p. 92.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Iniciou a Licenciatura em Música (Violoncelo) no Conservatorium van Amsterdam, concluída em 2011 na Universidade do Minho na classe de Pavel Gomziakov. Fez parte da Orquestra FOE – Capital Europeia da Cultura e Orquestra da Universidade do Minho, trabalhando com maestros como Joana Carneiro, Pedro Neves, Emílio de César e Francesco Belli, e acompanhando solistas de renome como Guy Braunstein, Victoria Mullova, Wim Mertens, Natalie Klein e Nelson Freire. Actuou em diversas óperas, tanto em cena como na orquestra, e participou nas gravações de 'Espelho Mágico' de Manoel de Oliveira. Leccionou uma 'masterclass' na Academia de Música de Vila Verde em 2012. Recebeu o prémio 'Jovem Escritor' da VII edição do Concurso Literário Matilde Rosa Araújo na categoria Conto Infantil. É professora de Violoncelo na Escola Profissional e Artística de Espinho (assistente do professor convidado Romain Garioud).