Está prestes a sair à luz mais um CD da colecção melographia portugueza, editada pelo MPMP, com música de João Domingos Bomtempo (1775-1842). Trata-se do segundo volume da integral das sonatas para piano, um projecto do jovem pianista Philippe Marques que contou, neste disco, com o apoio do Centro Cultural de Belém, do Centro Nacional de Cultura e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Este CD inclui as “Grandes Sonatas” Op. 9 n.ºs 1, 2 e 3, respectivamente em mi bemol maior, dó maior e mi menor. Na terceira delas, Philippe Marques contou com a colaboração da violinista Tamila Kharambura para uma leitura inédita, resultante do cruzamento da primeira edição com o manuscrito autógrafo incompleto (adaptado pelos intérpretes) que se encontra actualmente na Biblioteca Nacional de Portugal.

 

 

Amanhã, 11 de Fevereiro, às 9h, será a este propósito transmitida em directo uma entrevista na Antena 2. Pelas 19h, no ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão (Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa), será apresentado (e transmitido também em directo, pela mesma estação) um concerto de pré-lançamento. Tamila Kharambura e Philippe Marques interpretarão a “Grande Sonata” Op. 9 n.º 3 e o pianista iniciará o concerto com o Improviso D. 899 Op. 90 n.º 1 de Franz Schubert (1797-1828) e a “Grande Sonata” Op. 9 n.º 1 de João Domingos Bomtempo.

No dia 26 de Fevereiro, pelas 21h30, apresentar-se-á o concerto de lançamento no Palácio de Queluz, fazendo-se uso de um instrumento histórico raras vezes ouvido, o extraordinário pianoforte Clementi da colecção do palácio. Nesta ocasião, de novo Kharambura e Marques interpretarão a terceira das “Grandes Sonatas”, para além de se ouvir a segunda delas e ainda a Sonata Op. 2 n.º 1 (1795) de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e a Sonata para violino e piano KV. 304 (1778) de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

O CD estará disponível muito brevemente nas lojas habituais e nas plataformas digitais. Siga as novidades a partir da página oficial do MPMP no Facebook, através da ligação www.facebook.com/mpmpoficial .

Sobre o autor

Edward Ayres de Abreu

Curso Complementar de Piano no Conservatório Nacional. Licenciatura em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou sob orientação de Sérgio Azevedo e de António Pinho Vargas. Durante um ano, em programa Erasmus, frequentou o Conservatório Nacional Superior de Paris (CNSMDP). Mestre e doutorando em Ciências Musicais pela Universidade NOVA. Membro fundador e Presidente da Direcção do MPMP. Director da revista GLOSAS (números 1-15 e 20-). Distinguido com o 2.º Prémio do Concurso Otto Mayer-Serra (2017) da Universidade da Califórnia, Riverside, e o Prémio Joaquim de Vasconcelos (2019) da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de correio electrónico não será publicado.