Tem início no próximo dia 15 de Fevereiro o ciclo de seminários “Sobre Música e outras Artes” na Escola Superior de Música de Lisboa.

Estes seminários estão integrados no programa de Doutoramento em Artes (Artes Performativas e da Imagem e Movimento) da Universidade de Lisboa mas são de entrada livre e encontram-se abertos a todos os interessados, não sendo necessário efectuar inscrição. Os seminários decorrem entre Fevereiro e Maio de 2016 na Escola Superior de Música de Lisboa, Campus de Benfica do IPL, sempre às segundas-feiras, das 17h às 19h.

Ao longo dos seminários debater-se-ão aspectos e questões sobre as intersecções entre música, texto e imagem sob diferentes pontos de vista. As sessões estão a cargo dos músicos e compositores António Pinho Vargas, Carlos Fernandes, Nicholas McNair, Carlos Marecos, José Luís Ferreira, Sérgio Azevedo e João Madureira.

O programa dispõe-se da seguinte forma:

15 de Fevereiro – António Pinho Vargas, “Do uso dos conceitos de Messiaen, anacrusa, ataque e desinência, em várias peças minhas [“après la lettre”]”.

22 de Fevereiro – Carlos Fernandes, “Música concreta / Aplicações em vídeo”.

29 Fevereiro – Nicholas McNair, “Música, Mito e Ritual na Mesopotâmia: bases para o projecto Orfeu”.

7 de Março – Carlos Marecos, “O uso do texto na ópera: o libreto”.

11 de Abril – José Luís Marques Ferreira, “Cinema e Música: Diegese Sonora”.

18 de Abril – Sérgio Azevedo, “A Música no Cinema: uma abordagem histórica”.

9 de Maio – Sérgio Azevedo, “A Morte em Veneza, três propostas distintas: conto / filme / ópera”. 30 de Maio – João Madureira, “Estilo ou Linguagem?”.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.