Dia 15 de setembro de 2024, é o novo prazo de entrega para todas as comunicações no contexto do 3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação. Este evento é organizado pelo conselho científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT), com a curadoria de Isabel Soveral.  Irá decorrer a 27 de setembro na Universidade de Aveiro.

Pelo terceiro ano consecutivo irá decorrer o Encontro em Música, Tecnologia e Investigação, que pretende dinamizar e dar a conhecer a criação de música contemporânea aliada à tecnologia. Este Encontro vai dar a oportunidade a que todos os participantes possam aprender a relacionar a criação musical e tecnológica com as diferentes áreas disciplinares ligadas ao meio musical. Estas áreas estão diretamente relacionadas com a individualidade de cada um, com a componente de criação, interpretação e análise.  Ponto ainda importante para estas comunicações é, sem dúvida, e cada vez mais, a capacidade de reflexão teórica e crítica da música. Com ou sem meios eletrónicos, o é importante é continuar a divulgar e a apoiar a criação musical contemporânea aliada à tecnologia da música, com a finalidade de a levar a diferentes públicos.

Por isso mesmo, um dos principais objetivos é sem dúvida a permuta de ideias entre todos, com o intuito de desenvolver em todos nós um pensamento cada vez mais construtivo e informado, não só no que diz respeito à criação em si, mas sobretudo ao nível do pensamento estético e musical. Este Encontro é, portanto, uma forma de incentivar e ajudar todos os participantes no seu processo de crescimento enquanto músicos, oradores e criadores, por forma a contribuir ativamente para o desenvolvimento da criação musical contemporânea com e sem meios eletrónicos nos dias de hoje. 

Posto isto, solicita-se que todos os trabalhos estejam alinhados com os seguintes domínios:

1- Criação musical e a formação técnica de estúdio;

2 – Notação musical de obras eletroacústicas;

3 – Escrita musical e a criação em estúdio;

4 – Desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas; 

5 – Desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica;

6 – Interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos; 

7 – Configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música eletrónica.

Assim sendo, a todos os interessados, a inscrição é gratuita e o formulário deve ser preenchido e enviado para: [email protected]

Sobre o autor

Imagem do avatar

Lívia Duque, natural de Leiria, ingressou no Conservatório de Artes — Orfeão de Leiria, estudando saxofone. Prosseguiu os seus estudos musicais em Musicologia Histórica na Universidade de Évora, sendo pós-graduada pela Universidade NOVA. Actualmente exerce vários trabalhos na área de produção, gravação e assistência musical em várias entidades como o Duktus Sound Studio. É assistente de produção do MPMP.