O Natal começa a 30 de Novembro, pelo menos para a música clássica portuguesa. Quem já está dentro do espírito natalício pode acompanhar dois concertos nesta data. Mas o fim-de-semana também traz a estreia de uma nova ópera em Matosinhos.

Às 17h, Casa do Jardim da Estrela, há nova apresentação gratuita de A Noite de Natal. A partir do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen, é sobre uma menina solitária que encontra um amigo e passa com ele muitos dias até descobrir, durante o Natal, que ele é o menino Jesus. A música é de Eurico Carrapatoso e as ilustrações de Mariana, a miserável. O espetáculo terá a narração de Catarina Távora e contará com a harpista Ana Ester Santos e o pianista Duarte Pereira Martins.

Na Igreja do Santo Condestável, às 21h, com entrada gratuita, acontece o espetáculo Vilancicos e Natal Português. O Coro de Câmara Lisboa Cantat, sob direção do maestro Jorge Carvalho Alves, interpretará vilancicos e motetos da época renascentista, canções tradicionais portuguesas recolhidas ao longo dos anos e registadas, por exemplo, nas Primeira e Segunda Cantatas de Natal, de Fernando Lopes-Graça, no Magnificat em talha dourada, de Eurico Carrapatoso, ou nas composições de Fernando Lapa. O programa foi concebido em torno do nascimento de Jesus, desde a Anunciação à visita dos pastores, a Sagrada Família e a visita dos Reis Magos.

Com música de Tomás Marques, Telmo Marques e Fernando Lapa, AURORA, ópera para uma epopeia dos tempos modernos, é uma ópera em que a adolescente Aurora visita alguns cantos dos Lusíadas, numa viagem interior onde se cruza com o Velho do Restelo, Adamastor e Calíope, musa da poesia. A direção musical é de Raquel Couto, a encenação é de Nuno M. Cardoso, o libreto de Eduarda Freitas, com o Coro Lira e Solistas All’Opera. A produção é de Adriana Leite. As apresentações ocorrerão nos dias 30 de novembro, às 21h30 e 1 de dezembro, às 16h, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. 

Fotografia: A noite de Natal, Diana Tinoco.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.