No decorrer do mês de Março, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão irá apresentar quatro concertos dedicados ao piano, incluídos no 1.º Festival de Piano do Algarve.

No dia 4 apresentar-se-ão em público os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha. Neste concerto, que funde o saber de dois pianistas especializados em diferentes estilos musicais e com parceria activa há mais de vinte anos, será possível escutar uma obra inédita do compositor e pianista João Paulo Esteves da Silva, bem como a Sonata breve para dois pianos de Mário Laginha, Prélude a l’après-midi d’un faune, de Debussy, e La Valse, de Maurice Ravel. Servindo a ocasião para homenagear o pianista e compositor Bernardo Sassetti, que com este duo colaborou inúmeras vezes, a sua música fará também, e inevitavelmente, parte do programa.

No dia 11 será a vez de António Rosado se apresentar ao público algarvio. Na primeira parte, será apresentada Suíte das Descobertas, de Armando Mota. É formada por seis andamentos (Partida e Descoberta das Ilhas, África, Bojador, Índia, Brasil e Finale) e remete para o tema da epopeia portuguesa dos Descobrimentos, descrevendo sonoramente vários dos episódios que a constituem.  Após o intervalo, ouvir-se-á o Concerto para piano em Fá maior de Gershwin e La Valse de Maurice Ravel. O pianista será acompanhado pela Orquestra Sinfónica da ESART, sob a direcção de Osvaldo Ferreira.

O terceiro desta série de concertos terá lugar no dia 18, com Miroslav Kultishev, vencedor da 13.ª edição do Concurso Internacional Tchaikovsky (2007). O pianista russo subirá ao palco para apresentar o terceiro concerto para piano de Sergei Rachmaninoff, uma das obras mais emblemáticas para este instrumento e um marco na vida artística de qualquer pianista. Na segunda parte será interpretada a 5.ª Sinfonia de Piotr Ilitch Tchaikovsky. A direcção da Orquestra Filarmónica Portuguesa estará a cargo de Alexander Chernushenko.

O último concerto do mês está programado para o dia 25 com o pianista andaluz Borja Otero. Serão apresentadas obras de Joaquin Turina, Luís Leandro Mariani e Franz Liszt. Todos os concertos decorrerão no palco do Grande Auditório Nuno Mergulhão, com início às 21:30. Os bilhetes têm sempre o preço único de 10 euros.

Sobre o autor

Avatar photo

Rita Faleiro é doutoranda em Musicologia na Universidade de Évora, Mestre em Ensino da Música (Piano) pelo ISEIT - Almada e Licenciada em Piano e Arqueologia pela Universidade de Évora. Trabalhou como professora de Piano em diversas instituições e organizou diversas Masterclasses, tendo participado igualmente em múltiplas edições das Jornadas “Escola de Música da Sé de Évora”. Actualmente o seu trabalho académico centra-se na investigação de música sacra portuguesa, nomeadamente os salmos concertados da segunda metade do séc. XVIII dos compositores eborenses.