O Duo Tágide, composto pela soprano Inês Simões e pelo pianista Daniel Godinho, lançou no dia 13 dezembro de 2024, nas principais plataformas digitais, o álbum ‘Outonalma’, inteiramente dedicado a ciclos de canções do século XXI de compositores portugueses. 

O Duo Tágide especializou-se no repertório dos séculos XX e XXI, e ‘Outonalma’ reúne obras para voz e piano de cinco compositores portugueses vivos. O título inspira-se no Outono como elo unificador de todo o álbum. A palavra ‘Outonalma’, imaginada por Alexandre O’Neill, aparece na canção ‘Bilhete-postal a Alexandre Pinheiro Torres’ de Fátima Fonte.

O repertório do disco inclui obras de Paulo Bastos (Em palavra a noite, 2017), António Chagas Rosa (Chants de Teika, 2011), Fátima Fonte (Bilhete-postal a Alexandre Pinheiro Torres, 2019), Fernando C. Lapa (Entre a luz e o silêncio, 2007) e Vasco Mendonça (Three Settings of Larkin, 2015).

Fotografia: DGArtes

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.