O Conservatório de Música de Coimbra (CMC) e o Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), nos dias 11 e 12 de Julho de 2016, organizam em Coimbra um “Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais” (ENCAPE2016). Este encontro, com organização de Sara Carvalho e David Miguel, tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores, e outros interessados) para debater e partilhar ideias relativas ao ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. Adicionalmente, pretende-se transversalidade temática e incentivo ao diálogo entre as diferentes áreas do ensino artístico.


O programa proposto é constituído por diversas conferências, painéis e debates, que contam com personalidades de relevo no panorama musical em Portugal. Em todos os painéis haverá a possibilidade dos inscritos colocarem questões e intervirem activamente no debate.

O ENCAPE2016 é também uma acção de formação acreditada para os grupos de recrutamento M1 a M32, M38, 250 e 610, com 13 horas presenciais (0,5 créditos). Os interessados podem inscrever-se como ouvintes (assistindo ao encontro sem creditação das horas) ou como formandos.

 

 

Sobre o autor

Avatar photo

Iniciou os seus estudos de Composição no Conservatório de Música de Coimbra com Ana Magalhães. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, onde trabalhou com Luís Tinoco, Carlos Guedes, Eugénio Amorim, Filipe Vieira, Nuno Côrte-Real e Dimitris Andrikopoulos. Contactou ainda com Clarence Barlow, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Bruce Pennycook, Tim Steiner, Sam Mason, Paul Griffiths, Klaus Trumpf, Fernando Flores e Olga Prats. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música sob orientação de Sara Carvalho com a dissertação “O Ensino-Aprendizagem da Análise Musical através de Estratégias de Questionamento”. Foi membro fundador do projeto Digitópia, no Serviço Educativo da Casa da Música. É membro do Coro Anonymus, que se dedica exclusivamente à execução de obras de compositores portugueses contemporâneos.