No próximo dia 9 de Janeiro, às 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, o MPMP o apresenta o terceiro volume da coleção Memória, dedicado à recuperação de gravações históricas. Este disco recorda um trabalho do Grupo de Música Antiga de Lisboa, num projeto coordenado pelo musicólogo Tiago Hora.

Em 24 de Dezembro de 1964, o Grupo de Música Antiga de Lisboa, criado por Duarte Lino Pimentel e Helena Lamas Pimentel, realizou um concerto de Natal para a RTP. O repertório continha música medieval e renascentista europeia, executada em instrumentos históricos, uma novidade para a grande maioria dos telespectadores portugueses.

Agora, seis décadas depois, neste mesmo dia, foi lançado o CD com estas músicas em formato digital um álbum dedicado a este grupo pioneiro. Já o formato impresso será lançado no próximo dia 9 de Janeiro na Biblioteca Nacional. Durante o evento serão apresentadas algumas faixas do CD. A entrada é livre.

É possível conhecer mais sobre o projecto no programa “Império dos Sentidos” da Antena 2, através da RTP Play.  

Fotografia de 28/10/1964. Primeiro Concerto do GMAL, Paquete Infante D. Henrique. Da esquerda para a direita: António Oliveira e Silva, Helena Lamas Pimentel, Duarte Pimentel, Raquel Botelho Paula, Helena Cláudio, Pilar de Quinhones-Levy, Manuel Morais.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.