No próximo dia 10 de Maio, o grupo vocal Entre Nós, de Londrina-PR, apresenta seu novo espectáculo: “Censurar ninguém se atreve”.

Com a direcção cénica de Silvio Ribeiro e direcção musical de Monique Kodama, o grupo faz uma visita aos clássicos da música brega brasileira. Se o termo soa pejorativo, não se engane: é com muito carinho que se usa esta distinção. Mais que um género específico, o brega diz respeito àquelas músicas românticas – geralmente dramáticas e por vezes até trágicas – que fizeram muito sucesso nas rádios brasileiras, sobretudo entre os anos 50 e 80. Canções como “Pare de tomar a pílula”, “Por que brigamos”, “A raposa e as uvas” são alguns sucessos que terão lugar neste novo espetáculo.

O grupo vocal Entre Nós surgiu em 2010 vinculado a um projecto de extensão do curso de música da Universidade Estadual de Londrina. Alguns anos se passaram, o grupo se emancipou, e com o tempo surgiu o desejo de adentrar ao universo cénico. Desde 2014 o Entre Nós dedica-se a desenvolver espectáculos cénico-musicais, privilegiando sempre a qualidade dos arranjos vocais. “Censurar ninguém se atreve” é o quarto espectáculo produzido pelo grupo, que já passou por um repertório misto de sambas e MPB em “Conversa de Botequim” (2014) e “In Concert” (2016), por uma montagem do clássico musical de Edu Lobo e Chico Buarque “O Grande Circo Místico” (2016) e que, paralelamente, prepara mais um espectáculo sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto, previsto para 2018. Todos estes trabalhos têm a direcção cénica de Silvio Ribeiro, respeitado director londrinense que coordena a Escola Municipal de Teatro da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina).

“Censurar ninguém se atreve” apresenta os bastidores de uma típica rádio brasileira do período anterior à popularização da televisão. Nessa história poderemos relembrar as tão prestigiadas rádio-novelas com seus enredos românticos, os divertidos programas de auditório, algumas chamadas publicitárias bem ao gosto da época e claro, muita música. O espectáculo ocorrerá no tradicional Bar Valentino, em Londrina-PR, no dia 10 de Maio a partir das 21:30. O custo de entrada é R$ 15,00.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Fernando Magre é doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (2017), Especialista em Regência Coral (2015) e Licenciado em Música (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisa sobre a obra de música-teatro do compositor brasileiro Gilberto Mendes. É colaborador do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa), onde realizou parte da pesquisa de Mestrado entre 2016 e 2017, sob supervisão da Prof. Doutora Maria João Serrão. Como musicólogo, tem participado de conferências no Brasil e no estrangeiro, com destaque para as conferências do RIdIM de 2015 (Columbus) e 2016 (São Petersburgo), Conferência Essence and Context (Vilnius) em 2016 e EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design (Castelo Branco), em 2017.