Encontram-se abertas as inscrições para os cursos oferecidos pela Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Estes cursos de curta duração são abertos a todos os interessados, quer sejam, ou não, alunos da faculdade. A oferta é variada e abrange diferentes áreas de estudo, de História, Estudos Artísticos, Património, Línguas, Literatura, Educação, entre outros.

Dos estudos de música, os interessados poderão escolher entre cursos mais práticos de manipulação sonora, de fundamentos de acústica, música electroacústica, sound design e espacialização ou de iniciação à manipulação sonora em tempo real, e cursos mais teóricos como Composição musical no século XX e XXI, que será leccionado por Isabel Pires e Rui Pereira Jorge, e Introdução à música russa e soviética, que será leccionado por Paulo Ferreira de Castro (cf. cartaz abaixo). No conjunto, estes dois cursos abrangem tópicos da prática musical no século passado; porém, o primeiro focará sobretudo aspectos de técnicas de composição, enquanto que o segundo irá abordar, do ponto de vista histórico, a música na Rússia desde o despontar do nacionalismo musical em meados do século XIX até ao período da Perestroika.

Para mais informações, consulte o sítio da instituição:
http://fcsh.unl.pt/escola-de-verao/apresentacao

Sobre o autor

Avatar photo

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.