O 2.º FLAUTUÉ – Festival de Flauta Transversal decorrerá na Universidade de Évora nos dias 10 a 14 de Julho próximos. O festival destina-se a alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento, professores de flauta e intérpretes, resultando de uma iniciativa da Classe de Flauta do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, coordenado pela professora Monika Streitová, e gerido pelos alunos André Cameira e Samuel Maia. Este evento conta com o apoio do pólo da Universidade de Évora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e Escola de Artes da Universidade de Évora.
O programa da segunda edição deste festival, cuja divulgação ocorrerá brevemente, inclui masterclasses, concertos, palestras e cursos. Está agendado um momento de conferências dedicado ao contexto e presença da flauta transversal em Évora, que conta com a participação de investigadores do pólo da Universidade de Évora do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
Os inscritos poderão também ouvir conferencistas internos e externos sobre a interpretação e pedagogia da flauta transversal. Terão ainda a oportunidade de trabalhar com Pierre-Yves Artaud, convidado especial para esta edição, Luís Miguel Garcia (flautista principal da Orquestra Clássica do Sul), que irá orientar uma masterclass e um curso em excertos orquestrais, Monika Streitová (flautista e professora na Universidade de Évora), que irá orientar uma masterclass de preparação para o ensino superior de flauta, e Pedro Couto Soares (professor na Escola Superior de Música de Lisboa e especialista em Técnica Alexander), que orientará uma masterclass e um curso dedicado à Técnica Alexander.
O concerto de encerramento do festival será realizado pelo flautista Pierre-Yves Artaud e a pianista Ana Telles, Directora da Escola de Artes da Universidade de Évora, e corresponderá também à apresentação portuguesa do CD Reencontros, gravado por estes dois intérpretes
A primeira edição do FLAUTUÉ, realizada em Maio de 2016, contou com vários concertos, palestras e exposições, tendo como professores convidados Stephanie Wagner, Alexander Mihalic, Christopher Bochmann e Monika Streitová.
Para mais informações e programa detalhado, consulte a página do Festival no facebook.