Entre os dias 8 e 17 de Novembro ocorre o LEFFEST, Lisboa Film Festival. Como novidade, a presente edição do Festival de Cinema procura estabelecer uma relação com outros campos artísticos, entre eles a música clássica. Destacamos três concertos a não perder:

— o cine-concerto O Cavaleiro da Rosa, de Robert Wiene, adaptado a partir da obra homónima de Richard Strauss interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção do Maestro Pedro Amaral. Trata-se de uma co-produção LEFFEST – OPART / TNSC. A apresentação ocorrerá no dia 10 de Novembro às 17h, no Teatro Tivoli BBVA, os bilhetes podem ser adquiridos online.

— o concerto Kafka (un) Musical ! (?), da autoria de Nuno Vieira de Almeida, que trará, pela primeira vez em Portugal, as obras de Petr Eben, Max Brod e Krenek, para além de revisitar os emblemáticos Kurtág e Bizet. Agendado para o dia 12 de Novembro às 18h no Auditório do Liceu Camões,terá como soprano Susana Gaspar, violino Ana Pereira, leitura de Vítor d’Andrade e Nuno Vieira de Almeida no piano. A concepção é de Nuno Vieira de Almeida.

— o cine-concerto Les Vampires, uma fusão da série Les Vampires (1915), de Louis Feuillade, pela primeira vez nos cinemas portugueses, com a música de Rodrigo Amado Unity, com Rodrigo Amado no saxofone, Hernâni Faustino no contrabaixo, Rodrigo Pinheiro no piano e Gabriel Ferrandini na bateria. As apresentações nos dias 12, 13 e 14 de Novembro às 21h no Teatro Tivoli BBVA ocorrem no âmbito do “Cinema Erótico – Desafiando os Limites”.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.