O MPMP Património Musical Vivo, com apoio do Ministério da Cultura / Direcção-geral das Artes, anuncia a sexta edição do Prémio Musa, criado com o intuito de distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e de, nesse contexto, promover a língua portuguesa como veículo expressivo.
A presente edição celebra a obra de José Mário Branco. As obras a concurso devem ser compostas para voz solista, acompanhada por qualquer permutação de instrumentos à escolha do compositor dentro do seguinte conjunto: flauta (dobra flautim), oboé, clarinete, fagote, percussão (até dois executantes), guitarra, harpa, violino, viola, violoncelo. O júri será composto pelos compositores Daniel Moreira, Nuno da Rocha e Sara Ross.
O autor distinguido com o Prémio terá direito a prémio pecuniário no valor de 1500 € (mil e quinhentos euros); associação ao MPMP enquanto Compositor Residente na temporada 2025, materializada numa encomenda, no valor de 1500 € (mil e quinhentos euros), de uma ou mais nova(s) obra(s); e gravação e integração da obra premiada em álbum digital.
As candidaturas podem ser enviadas até 15 de Fevereiro de 2025. O regulamento está disponível online.
Fotografia: Rita Carmo