A chamada para propostas para o colóquio internacionalLog in, live on: música e cibercultura na era da Internet of Things” encontrar-se-á aberta apenas até ao dia 30 do presente mês, procurando-se propostas no âmbito de temas variados, como os usos da música em conteúdos e processos audiovisuais digitais; dramaturgias e paisagens sonoras na economia simbólica da Internet of Things; a música na transformação ou reprodução de modelos de subjectividade e alteridade no cibermundo: cibercomunidades e cultura de fãs; a música na produção de valor simbólico e de representações; a mobilidade dos dispositivos que permitem uma escuta musical e o seu papel na construção do quotidiano; modos de circulação e partilha de materiais ou conteúdos audiovisuais em diversas plataformas; cultura internet; transformações de estatutos e perfis profissionais na música; entre outros.

Este encontro será realizado nos dias 7 e 8 de Outubro de 2016, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo organizado pelo ainda recente CysMus, Núcleo de Estudos Avanços em Música e Cibercultura, pertencente ao SociMus, grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Procurando a inserção, no mundo da investigação em música e na musicologia, temas como os videojogos, a televisão, o cinema e outros media, o CysMustem como principal objectivo o estudo de perspectivas e metodologias da musicologia, sociologia e antropologia da música, game studies, estudos culturais, estudos digitais, media and communication studies, música e cinema, entre outros.

Indo ao encontro dos principais objectivos do núcleo de estudos, e sendo uma das principais linhas de acção a realização de iniciativas que fomentem a investigação e discussão sobre os temas mencionados, o presente colóquio procura reunir todos os interessados num evento que terá como objectivo a discussão de realidades nacionais e internacionais. As propostas deverão ser enviadas até ao próximo dia 30 (Sábado) para o endereço cysmusportugal@gmail.com, devendo incluir-se resumo (200 palavras), nota biográfica (150 palavras), e cinco palavras-chave. Os resultados deverão ser divulgados até ao final do mês de Maio.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Isabel Pina é doutoranda e bolseira de doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, interessando-se principalmente pelo estudo da história da música em Portugal nos séculos XIX e XX, música e ideologia, nacionalismo, análise e semiótica musical, e imprensa e crítica musical. Concluiu o mestrado em Ciências Musicais tendo apresentado a dissertação “Neoclassicismo, nacionalismo e latinidade em Luís de Freitas Branco, entre as décadas de 1910 e 1930”. É actualmente voluntária na Biblioteca Nacional de Portugal, tendo estagiado no Museu da Música. Enquanto colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música), e co-fundadora do Núcleo de Estudos em Música da Imprensa.