Assinalando o 118.º aniversário do nascimento de Fernando Lopes-Graça, o Museu da Música Portuguesa — Casa Verdades de Faria inaugurou esta semana a «Exposição Fernando Lopes-Graça: Ligações Artísticas». A exposição apresenta um conjunto de obras de arte que foram oferecidas ao compositor por artistas seus contemporâneos, como Vieira da Silva, António Quadros, Pedro Avelar, entre outros. 

A exposição permite melhor compreender o contexto histórico-artístico da produção de Lopes-Graça e saber mais sobre os relacionamentos do compositor com outros artistas de sua geração. Há um especial destaque para a realização de capas da sua discografia. O objetivo é abrir “uma janela para a intimidade do espaço criativo deste nome maior da cultura nacional, a sua casa, onde a música, a literatura e as artes visuais se entrelaçam, refletindo o espírito de uma época e o cruzamento entre diferentes formas de arte.”

A mostra fica patente até o dia 30 de Junho. É organizada pela Câmara Municipal de Cascais e Fundação D. Luís I. Para mais informações: [email protected] e 214 815 904.

Fotografia do pintor Pedro Avelar e da sua esposa Maria Antónia Brandão na «Exposição Fernando Lopes-Graça: Ligações Artísticas»: Museu da Música Portuguesa — Casa Verdades de Faria.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.