Está patente a exposição temporária MAGICA: Ciência e Espetáculo no Século XIX entre os dias 12 de Fevereiro e 4 de Maio, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. A exposição está centrada na “lanterna mágica”, que é considerada o primeiro instrumento usado em todo o mundo para a projecção de imagens em movimento, aliadas a sons e música. Estas imagens eram originalmente pintadas em placas de vidro e o seu uso era transversal a academias de ciências e a espaços de entretenimento públicos e privados.

projeto MAGICA é o primeiro estudo sistemático e abrangente da relação entre facetas materiais e imateriais da arte de pintar diapositivos de vidro para projeção por lanternas mágicas e do seu uso em Portugal, envolvendo as colecções do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Há também uma série de palestras, com participação livre: no dia 21/02, das 18h às 19h30, discute-se Como eram pintados os diapositivos e como podemos preservá-los?, uma conversa sobre as técnicas de pintura dos diapositivos de lanterna mágica. No dia 21 de Março, no mesmo horário, Luísa Cymbron fala sobre a Música, teatro e lanterna mágica. E no dia 11 de Abril, sempre no mesmo horário, é a vez de Marta Soares discursar sobre A animação dos diapositivos.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.