Entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2026, o Palácio Nacional da Ajuda acolherá o Congresso Internacional “Mozart e o Seu Tempo”, uma iniciativa do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa, organizada em parceria com o Palácio Nacional da Ajuda (República Portuguesa – Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Museus e Monumentos de Portugal) e com a Parques de Sintra – Monte da Lua, contando ainda com o apoio do CIDEHUS – Universidade de Évora (Pólo CIDEHUS.UAL).
O congresso assinala o 270.º aniversário do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791), celebrado a 27 de janeiro de 2026. Mais do que um tributo ao génio austríaco, o encontro propõe uma reflexão aprofundada sobre o contexto histórico, social e artístico em que viveu. Inspirado na figura de Mozart — apontado por Norbert Elias como o primeiro compositor a tentar afirmar-se como trabalhador independente —, o evento convida à análise de um período de intensas transformações políticas e culturais, no limiar entre a época Moderna e o início da era Contemporânea.
Entre os keynote speakers confirmados destacam-se Rui Vieira Nery e Rosana Marreco Brescia, a nível nacional, e Simon Keefe, da Universidade de Sheffield, uma das maiores autoridades internacionais em estudos mozartianos. As comunicações poderão incidir sobre temas relacionados com a vida e a obra de Mozart e dos seus contemporâneos, as revoluções e mudanças socioculturais do século XVIII, a afirmação do estatuto dos artistas ou o papel das mulheres na ópera e nas representações musicais, entre outros tópicos.
As propostas de comunicação devem ser enviadas até 15 de novembro de 2025 para[email protected], em português ou inglês, incluindo título, resumo (máx. 250 palavras), nome do autor e afiliação. O congresso incluirá ainda um concerto de árias de Mozart no Palácio Nacional da Ajuda, ao qual os participantes terão acesso. As inscrições decorrem entre 5 de dezembro de 2025 e 7 de janeiro de 2026, e os valores variam entre 20€ e 120€, consoante a categoria de participação.
Sob a coordenação de Aline Gallasch-Hall de Beuvink e Helena Gonçalves Pinto, o Congresso Internacional “Mozart e o Seu Tempo” promete constituir um importante fórum de partilha científica e artística, promovendo o diálogo entre investigadores, intérpretes e instituições dedicadas ao estudo da música e da cultura do século XVIII, em Portugal e no estrangeiro.
