No próximo dia 4 de Março, pelas 21h00, irá realizar-se o concerto inaugural do recém-restaurado órgão da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas. Organizado pela Câmara Municipal de Elvas, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, haverá uma apresentação introdutória por Rui Vieira Nery, seguindo-se o recital pelo organista João Vaz. Estará presente o Arcebispo de Évora, D. José Alves, e a directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Este concerto encerra o longo processo de restauro do órgão, que se arrasta há mais de uma década. Os trabalhos foram reiniciados em 9 de Março de 2015 com o restauro da caixa, seguindo-se o restauro e a montagem da mecânica do instrumento que terminou no início de Fevereiro último. A obra de restauro, projecto da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção e Câmara Municipal de Elvas, num investimento de 150 mil euros, foi financiada através de um contrato de financiamento a projectos de património cultural (Conservação e Restauro de órgãos históricos) promovido pela autoridade de gestão do INALENTEJO, e que incluiu o restauro da caixa, assim como o tratamento da superfície da estrutura, que apresentava lacunas e peças muito danificadas, e das disjunções, para que o instrumento regressasse à sua funcionalidade total.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção foi Sé entre 1570 e 1881, tendo sido o órgão construído em 1762 pelo organeiro italiano activo na região de Évora Pascoal Caetano Oldovini. Este instrumento, assim como toda a obra de talha dourada que o encerra integrou as inúmeras modificações estilísticas que ocorreram na igreja durante o século XVIII, em particular durante o bispado de D. Lourenço de Lencastre (1759-1780), com a realização de vários altares em mármore de Estremoz, destacando-se o da capela-mor, da autoria de José Francisco de Abreu.

Sobre o autor

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Musicólogo açoriano, doutorando na Universidade de Évora, é mestre em Ciências Musicais (FCSH NOVA) e licenciado em Música (UÉvora). É investigador em formação no CESEM e membro do MPMP. Catalogou o arquivo musical da Sé de Angra, foi bolseiro no projeto ORFEUS e também investigador no projeto PASEV. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e também o Ensemble Eborensis, com concertos nas ilhas dos Açores, Continente português e França. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia portuguesa seiscentista, especialmente no Alentejo, e a música nos Açores do século XV ao final do XIX.

2 Responses

  1. Max Evangelista de ALmeida e Conceição

    Onde está a foto do referido órgão?