O Grupo de Música Contemporânea Síntese apresenta o concerto “Revolução”, no dia 31 de maio, às 18h00, no Museu Marítimo de Ílhavo. O programa é composto por obras encomendadas a João Pedro Oliveira, Ângela da Ponte e Edward Ayres d’Abreu, e estreadas em 2024, para celebrar os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. Este espetáculo integra a programação do “Tanto Mar!” de maio do MMI. Após a realização do concerto será realizada uma conversa aberta ao público com a compositora Ângela da Ponte, a respeito do papel das mulheres compositoras na atualidade, em Portugal.

O Síntese, Grupo de Música Contemporânea, foi fundado em 2007 e já estreou mais de 60 obras, na sua maioria feitas por encomenda a compositores portugueses ou residentes em Portugal de várias gerações e estilos. Composto por Helena Neves (soprano), Carlos Canhoto (saxofones), Francisco Martins (acordeão), Gustavo Delgado (violino I), Alfeu Carneiro (violino II), João Mendes (violeta) e Rogério Peixinho  (violoncelo), contam com a direção do maestro Yan Mikirtumov. A composição atua com diversas entidades, municípios portugueses, escolas de música e universidades. Para os anos de 23-26 contam com um apoio do Ministério da Cultura.

Os bilhetes, com um valor de três euros, podem ser levantados no Museu Marítimo de Ílhavo, na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a partir do dia 23 de maio. Mais Informações: 234 329 990 | [email protected]

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.