A Academia de Amadores de Música comemora os seus 140 anos no dia 18 março, às 15h, com o Coro Lopes Graça e a Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior.

A comemoração conta também com vários momentos musicais protagonizados por alunos, ex-alunos e parceiros da escola, assim como um debate entre oradores convidados dos quadrantes político, cultural e comércio local, sobre o tema d’“A Cultura no Coração de Lisboa — até quando?”.

Isto porque a Academia de Amadores de Música vai ter de deixar, até agosto de 2025, o espaço na Rua Nova da Trindade, ao Chiado, onde se encontra atualmente, no centro de Lisboa.

Fundada em 1884, a Academia goza de estatuto especial das entidades culturais de interesse histórico, local e cultural, mas isso não impediu um aumento do valor do arrendamento que a Academia considera incompatível com os seus rendimentos como escola de música. A Associação tem atualmente cerca de 300 alunos e 40 professores e ocupa um espaço de 700 metros quadrados, divididos por 20 salas de aulas e um salão para audições e concertos.  Apesar de terem pedido ajuda ao Ministério da Cultura, à Câmara Municipal de Lisboa e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, estas entidades não encontraram um local alternativo, o que ficou a cargo da própria associação.

Pela Academia de Amadores de Música passaram grandes nomes da cultura portuguesa, como Carlos Bica, Pedro Ayres Magalhães ou Teresa Salgueiro, Luiz de Freitas Branco e Emmanuel Nunes. Entre os diretores, Fernando Lopes Graça é o nome mais conhecido. Em 1884, o rei D. Luís I atribuí-lhe o título de Real Academia. A Associação já foi galardoada em 1984 com Ordem da Instrução Pública e com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo Português. 

PROGRAMA


Recitais de alunos e ex-alunos
15h
Coro de Câmara da Academia de Amadores de Música
17h30
Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior
18h
Orquestra de Câmara da Academia de Amadores de Música
18h15
A cultura no coração de Lisboa – até quando?
Conferência com a presença de oradores convidados dos quadrantes cultural, político e do comércio local
18h30
Coro Lopes Graça
20h
Ensemble de Guitarras com João Afonso
Encerramento
20h15

Fotografia: Academia de Amadores de Música

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.