“Costumam prestar atenção aos sons à vossa volta?”

“O que é que se faz num clube de escuta?”

Chegou ao fim a segunda edição do Clube de Escuta, uma iniciativa de acção  pedagógica do serviço educativo do MPMP, direccionada ao público do 1.º ciclo do ensino  básico. Pelo segundo ano consecutivo, contámos com o acolhimento da Biblioteca  Municipal de Marvila, para continuar a desafiar os nossos benjamins a ouvir com  curiosidade.

A escuta é uma das formas mais fundamentais de interacção, seja com a música ou o  mundo em redor. Através dos nossos ouvidos, todos nós contactamos com música e um  conjunto de sons essenciais à nossa vida quotidiana (“TRRriiiim”; “atenção ao elétrico!”).  Mas quantas vezes estamos realmente a escutar?

O Clube de Escuta propõe um programa de várias sessões de escuta e actividades  musicais e criativas, pensado para desenvolver o contacto com a música e o mundo dos  sons através da curiosidade, da imaginação e da atenção, tendo como principal objectivo  enriquecer vivências e processos de aprendizagem.

Já a biblioteca é, por natureza, um espaço ideal para a reflexão e construção de  conhecimento, visto que disponibiliza uma infinidade de recursos (os nossos queridos  livros!) que nos permitem descobrir e desenvolver ideias, realidades, culturas e  perspectivas. Assim, e servindo-nos do espaço físico da biblioteca como inspiração,  procuramos abrir caminho para a escuta musical através do universo dos livros.

Ao longo do ano lectivo, acompanhámos várias turmas de escolas de Marvila e Olivais em  sessões que visam aproximar a escuta da imaginação e reflexão, juntando pequenos  ouvintes numa reunião informal para ouvir e falar sobre música: a do nosso tempo, a mais  antiga, a que temos à nossa volta e a de que raras vezes ouvimos falar…

“O que nos pode transmitir uma música sem palavras?” A partir da escuta dos sons à  nossa volta, procuramos reflectir e dar uso à imaginação para responder a várias  perguntas: “será que ouvimos todos da mesma maneira?” ou “será que só ouvimos com  os nossos ouvidos?”.

No último dia do Clube, as turmas reúnem-se e a festa faz-se com um concerto do  Ensemble MPMP — este ano contamos com um belíssimo quarteto de cordas para  abrilhantar a manhã, alegrando-nos com a insubstituível experiência da música ao vivo.

Foram dias felizes, de muita música, partilha e descoberta. 

O Clube de Escuta prepara-se agora para viajar por outras bibliotecas, de Norte a Sul do  país, e promete regressar em breve, com mais perguntas, desafios e muita música para  pequenos ouvidos curiosos.

Até lá, sempre à escuta! 

Fotografias ©Enric Vives-Rubio

 

Sobre o autor

Avatar photo

Violoncelista e professora de música. Membro fundador do Ensemble MPMP, colabora regularmente com vários agrupamentos musicais e apresenta-se, a solo e em conjunto, em diversas salas de concerto nacionais e internacionais. É fundadora e responsável pelos projectos educativos da Orquestra Sem Fronteiras. Fotografia ©Enric Vives-Rubio Em 2018 concluiu com elevada classificação o Mestrado em Ensino da Música, com especialização em Metodologia Kodály, no Real Conservatório de Haia, onde estudou também violoncelo barroco e canto. É licenciada em Violoncelo pelo Conservatório de Amsterdão e pela Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou como professora de violoncelo, orquestra e expressão musical em vários conservatórios e academias de música do país. Coordenadora do Serviço Educativo do MPMP