O 40.º Seminário Europeu de Etnomusicologia (ESEM) e o 5.º Encontro do Comité Nacional do Conselho Internacional para as Tradições da Música e da Dança (ICTMD) será realizado em Aveiro entre os dias 16 e 20 de setembro de 2025. Fundado por John Blacking em 1981, o ESEM é a mais importante associação europeia de Etnomusicologia, reunindo etnomusicólogos da maioria dos países da Europa e do mundo. Os temas das conferências e que dão o tom do encontro são: “Música e alterações climáticas: Ecologias sónicas e etnomusicologia ambiental”, “O Futuro da Etnomusicologia: Reflexividade, Ética e Desafios Digitais” e “A política do Som e da Escuta: Poder, Resistência e Património Cultural na Etnomusicologia”.

O prazo para a submissão das candidaturas foi estendido até ao dia 10 de maio de 2025. É possível participar de várias maneiras: com comunicação individual, painel, sessão audiovisual e mesa redonda. Embora seja dada prioridade às propostas relacionadas com os temas do Seminário, serão também consideradas as submissões sobre outros tópicos de interesse para a ESEM. A avaliação das propostas será feita de forma anónima, e os oradores serão notificados da decisão do comité do programa até meados de maio de 2025. O formulário de inscrição está disponível online.

No comité de organização estão Susana Sardo (Chair) (Universidade de Aveiro, INET-md), Filippo Bonini Baraldi (NOVA FCSH – INET-md), Fulvia Caruso (Università di Pavia), Salwa El-Shawan Castelo Branco (NOVA FCSH, INET-md), Rui Marques (Universidade do Minho – INET-md), Ana Flávia Miguel (Universidade de Aveiro, INET-md), Pedro Moreira (Universidade de Évora – CESEM), Mojca Piškor (Institute of Ethnology and Folklore Research, Zagreb), Mariana Bonfim (Universidade de Aveiro, INET-md) e Jorge Castro Ribeiro (Universidade de Aveiro, INET-md).

Fotografia: Universidade de Aveiro

Sobre o autor

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Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.