Artur Santos (1914-1987), compositor, pianista e etnomusicólogo português, será homenageado dia 24 de Setembro pelas 18h no Museu Nacional da Música (Lisboa) com o lançamento de um CD. Ana Paula Russo (soprano) e José Bon de Sousa (piano) são os responsáveis pela selecção e interpretação do repertório aqui materializado, com peças para canto e piano e piano solo. Para além das peças vocais destaca-se a Sonata para piano, que nos anos 30 do século XX lhe valeu o Prémio Beethoven.
Entre as treze peças gravadas para canto e piano pode observar-se uma predominância pelas canções populares de origem beirã, contando também com dois temas provenientes do Baixo-Alentejo. Foi neste âmbito que Artur Santos trabalhou entre os anos 30 e 60 do século passado: na busca das raízes da música popular portuguesa, no seu entendimento, harmonização e inserção num contexto artístico e cultural. Seria na actividade de colector etnográfico que viria a encontrar um extenso e infindável campo de trabalho.
A apresentação deste disco, editado pelo MPMP com apoio da Fundação GDA, irá contar com um recital dos dois intervenientes, onde se irão tocar alguns dos temas presentes nesta homenagem discográfica. Este lançamento vem igualmente integrar as Jornadas Europeias dos Museus que decorrerão durante o fim de semana de 24 e 25 de Setembro. Segundo Ana Paula Russo, “esta é a selecção possível dentro do vasto repertório de Artur Santos”, repertório este que se estende para lá das cem harmonizações de canções populares, não contando com os outros géneros musicais.
O CD pode ser encomendado através da Loja MPMP.
Deixe um comentário