Nos dias 18 e 19 de setembro de 2024 acontece o Festival Jovens Músicos, às 18h e às 21h no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com entrada gratuita, sujeita à lotação da sala. O evento tem o apoio da rádio Antena 2 e conta com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
No dia 18, às 18h, é possível assistir ao grupo laureado em Música Barroca 2024, L’Amoureux Empire, composto por Rafaela Salgado, cravista, e Raquel Mendes, soprano. No dia às 18, às 21h, há Beatriz Cortesão, harpista, ganhadora do prémio Jovem Músico do Ano 2023.
No dia 19 é a vez do Maat Saxophone Quartet, grupo laureado, nível superior, em 2018, e composto pelos saxofonistas Daniel Ferreira, Catarina Gomes, Pedro Silva e Mafalda Oliveira. No dia 19 às 21h é possível conhecer a obra de António Capela, Diese Töne. Trata-se de umaestreia mundial da obra vencedora do Prémio de Composição SPA/Antena 2. Nas apresentações é possível ouvir obras de Fernando Lopes-Graça eAntónio Pinho Vargas.
Esta é a 37.ª edição do Festival Jovens Músicos. O festival dará a conhecer os artistas laureados nas diversas categorias a concurso e consagrará o “Jovem Músico do Ano”. A programação inclui uma participação da Orquestra Gulbenkian, um concerto da Orquestra Gulbenkian, recitais com agrupamentos e solistas convidados, conferências e masterclasses.
Fotografia: Beatriz Cortesão – Jorge Carmona