A Casa da Música apresenta este ano mais uma edição da Academia de Verão sob a orientação do prestigiado maestro alemão Peter Rundel e de solistas do Remix Ensemble. A Academia foi concebida como uma oportunidade para instrumentistas e alunos de direção trabalharem com os elementos do agrupamento residente da Casa da Música de forma a aperfeiçoarem as suas competências técnicas, artísticas e performativas. Na sua 5. ª edição (entre 16 a 23 Julho 2023) há masterclasses de direção, orientadas por Peter Rundel, workshops individuais, ensaios, recitais de música de câmara e a possibilidade de integrar o ensemble nos concertos da Academia de Verão.

O concerto final desta edição da Remix Ensemble Summer Academy ocorre dia 23, às 18h, na Casa da Música, e contará com os formandos da Academia de Verão, Peter Rundel na direção musical, electrónica da Digitópia, e terá obras de George Benjamin, Emmanuel Nunes, Claude Vivier, Gérard Grisey e João Caldas –  jovem compositor em residência em 2023, com uma encomenda inédita da instituição. Trata-se de um concerto que junta os instrumentistas participantes e os membros do agrupamento de música contemporânea.

O trabalho com os instrumentistas procurou aprofundar as principais correntes técnicas e estéticas do universo da música escrita durante e após a segunda metade do século XX. Houve ainda uma oficina de eletrónica em tempo real, onde os participantes experimentaram, de forma prática, as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de processamento de som.

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.