Hoje, dia 23 de junho, das 14h00 às 19h30, no O’culto da Ajuda, Lisboa, abrem-se os “Encontros em Música, Tecnologia e Investigação”, iniciativa organizada pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT).

Organizada pelo Conselho Científico do referido Centro e com a curadoria de Isabel Soveral, esta é já a sua segunda edição. Isabel Soveral é professora de Composição, Teoria e Análise Musical no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, membro do INET-md e diretora do CIME (Centro de Investigação em Música Electroacústica da UA), e criou também a plataforma EAW (Electroacoustic Winds).

O evento propõe contribuir para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, com foco na criação contemporânea e tecnologia musical, propiciando um debate sobre a análise de música e uma reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos. Interessa aos organizadores que o encontro sirva como ambiente de discussão acerca de aspectos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical e interpretação em sua relação com a tecnologia, já que a reflexão estética é crucial para uma correta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, para uma aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e para uma reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da música concreta e música eletrónica.

A entrada é livre para ouvintes.

 

PROGRAMA

14h00
Boas vindas e Apresentação  Isabel Soveral INET-MD/UA

14h30
“mic.pt” Ligando a Música Portuguesa ao Mundo  Miguel Azguime MIC.PT

14h50
Entre verbo e som, onde pára a língua?  José Luis Postiga INET-MD/UA

15h10
Multidimensional Performance as Creation. Henrique Portovedo INET-MD/UA

15h30
Performance em forma de tempo: Vida(s) e sons na performance de música mista Pedro Rodrigues INET-MD/UA

16h10
coffee break

16h30
O estúdio como instrumento de performance e composição. Controladores Gestuais João Pedro Coimbra – Universidade de Aveiro

17h00
When the old technology meets the new: a case study about an acousmatic perspective of the organ Cláudio de Pina GIMC/CESEM (FCSH-UNL)

17h30
Desenvolvimento de Novas Ferramentas Tecnológicas Tiago Lestre -Universidade de Aveiro

18h00
O uso de APPs como ferramenta na composição de um concerto interativo Daiana Maciel da Silva -Universidade de Aveiro

18h30
A interacção Homem-máquina na composição musical Gonçalo Gato – Universidade Lusófona

19h00
O documentário acusmático: música e documento sonoro Mathilde Braun Martins Universidade de Aveiro

 

Sobre o autor

Avatar photo

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.