No próximo dia 8 de julho, às 17h30, a Biblioteca Nacional de Portugal acolhe a antestreia do sexto episódio da série documental “Mestres e Sons Lusitanos”, dedicado ao compositor João Domingos Bomtempo.

A série retrata a vida e a obra de seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX — Pedro António Avondano, João Cordeiro da Silva, João de Sousa Carvalho, António da Silva Leite, Marcos Portugal e, agora, João Domingos Bomtempo.

Com a participação de historiadores, musicólogos e diversos músicos, o episódio aprofunda o contexto histórico e musical da época, destacando a relevância do legado destes autores. O documentário inclui ainda a apresentação de fontes documentais, como manuscritos musicais, provenientes de instituições e arquivos de diversas regiões do país.

Neste episódio, dedicado a Bomtempo, aborda-se o seu nascimento, a carreira internacional em Paris, os motivos que o levaram a mudar-se para Londres, e o seu regresso definitivo a Portugal. De volta ao país, o compositor fundou a Sociedade Filarmónica e criou a primeira escola de música laica em território nacional.

O projecto é da autoria de Mafalda Nejmeddine, com o apoio da DgArtes e em parceria com a Universidade Aberta, CESEM – Polo Universidade de Évora, IN2PAST, Universidade de Évora e Antena 2.

A entrada é livre.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.