No concerto final dos ISCM (International Society for Contemporary Music) World Music Days, que decorreram entre 26 de Setembro e 2 de Outubro em Liubliana, Eslovénia, foi anunciado o Prémio de Jovem Compositor ISCM 2015.
O compositor português Nuno Costa ganhou o prémio com Pater Noster, obra para coro a cappella a oito vozes apresentada no dia 30 de Setembro pelo Coro Filarmónico da Eslovénia, com direcção de Martina Batic. O júri do concurso foi constituído por Alejandro Guarello do Chile, Gudny Gudmundsdottir da Islândia e Glenda Keam da Nova Zelândia e teve como coordenador Stephen Lias, dos Estados Unidos da América. Em resposta à actuação de dia 30 de Setembro, o júri conclui acerca da obra de Nuno Costa:
Pater noster balances effective contrasts with a strong directional line, maintaining intensity from beginning to end. The clarity of the composer’s ideas, along with the internal logic and individual musical language, shows clear potential to produce a very strong new work for ISCM.
Tendo terminado os seus estudos no Conservatório Real de Antuérpia e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Nuno Costa estuda na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, acompanhando de perto a obra do padre e compositor Joaquim dos Santos. Estreou obras na Bélgica e em Veneza e aguarda-se uma apresentação na Austrália.
Fundada em 1922, a ISCM tem como objectivos o desenvolvimento, disseminação e intercâmbio de música recente de todo o mundo, promovendo a música contemporânea nas suas várias formas e evidenciando os seus contextos e criadores. Um dos principais veículos de promoção da música contemporânea é exactamente o festival anual organizado pela associação, o ISCM World Music Days, evento que já teve lugar em Hong Kong, Lituânia, Suécia, Austrália, Croácia, Bélgica, entre outros. Actualmente, a International Society for Contemporary Music inclui cerca de 60 organizações em 50 países, em todos os continentes.