O CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, promoverá em Novembro a conferência subordinada ao tema Old Is New: The Presence of the Past in the Music of the Present.

A iniciativa, apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, propõe a reflexão sobre a “transferência de informação” do passado para a composição contemporânea: a reciclagem do idioma e da técnica ou a sua subversão, o impacto da tecnologia na criação, recepção e análise, e a música na sua relação com o meio actual e a cultura urbana. O comité científico, que conta com alguns dos mais eminentes representantes dos principais pólos de investigação do país, é completado pelos investigadores Martin Laliberté (Université Paris-Est Marne-la-Vallée) e Makis Solomos (Université Paris 8).

A conferência decorrerá entre 24 e 26 de Novembro de 2016; são aceites candidaturas até 26 de Março. Mais informações serão disponibilizadas aqui.

 


 

 Comité Científico

Isabel Pires (CESEM/FCSH – UNL)
Rui Pereira Jorge (CESEM/FCSH – UNL)
Francisco Monteiro (ESE – IPP)
Carlos Caires (ESML)
Benoit Gibson (UA)
Martin Laliberté (Univ- Paris-Est Marne-la-Vallée)
Makis Solomos (Univ- Paris VIII)
Ivan Moody (CESEM)
Paulo Ferreira de Castro (FCSH – UNL)
Manuel Pedro Ferreira (FCSH – UNL)

Sobre o autor

Avatar photo

Luís Salgueiro é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. Para além da sua actividade criativa, dedica também a sua energia à preparação de partituras e musicografia, primeiro como 'freelancer' e actualmente como coordenador das actividades editoriais do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.