A ópera cómica Os dilemas dietéticos de uma matrioska do meio, com texto original de Mário João Alves, música de Nuno Côrte-Real e encenação de António Durães, estreia no próximo dia 2 de Abril no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

A acção decorre em 1866 e o enredo cómico segue a história de Ludmila, entre o imaginário e a realidade, e os dilemas que ela enfrenta: a sua mudança para São Petersburgo com a família, o conforto de uma vida social ociosa e com muitos petiscos, o encontro com Raskolnikov, personagem de Crime e Castigo de Dostoievsky, e as suas consultas com o Dr. Musa Ramelov, nutricionista do Czar.

A ópera foi uma encomenda do Quarteto Contratempus, grupo de música contemporânea fundado em 2008 por Teresa Nunes, Crispim Luz, Susana Lima e Brenda Vidal Hermida. O grupo tem assinado várias criações nos últimos anos, Semana profana (2009), Domitila (2010) e A querela dos grilos (2015). A ópera será interpretada pelo próprio quarteto, um barítono convidado e elementos de um grupo de teatro amador de cada localidade onde se apresentar a obra. Assim, no Teatro do Campo Alegre no Porto, juntam-se à voz de Nunes, ao clarinete de Luz, ao violoncelo de Lima e ao piano de Hermida o barítono Job Tomé e actores do grupo Os Plebeus Avintenses. A obra repete no Porto a 3 de Abril e seguirá depois em digressão para Matosinhos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Faro, Leiria, Viseu, Esposende, Montemor-o-Novo, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Sobre o autor

Avatar photo

Mariana Calado encontra-se a realizar o Doutoramento em Ciências Musicais Históricas focando o projecto de investigação no estudo de aspectos dos discursos e das sociabilidades que caracterizam a crítica musical da imprensa periódica de Lisboa entre os finais da I República e o estabelecimento do Estado Novo (1919-1945). Terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA em 2011 com a apresentação da dissertação "Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920's e 1950". É membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música, NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música e do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa, do CESEM. É bolseira de Doutoramento da FCT.