O novo trabalho discográfico de Pedro Emanuel Pereira, Sons da minha terra, disponível em CD desde abril, será lançado nas principais plataformas digitais Spotify, Youtube Music e Amazon Prime Music, no dia 14 de dezembro. 

Depois do sucesso de Russian Journey, um álbum dedicado a obras de compositores russos, o compositor e pianista marca o regresso às suas origens com uma nova abordagem que incorpora reminiscências da música tradicional portuguesa, aliada à música de tradição erudita e clássica:

 

Apresento-me não só na condição de intérprete, mas também de compositor e criador. Para além de incluírem melodias de autores portugueses, no caso do José Afonso ou com o Hino a Guimarães, também o ciclo do álbum, que é inspirado na música tradicional portuguesa, torna este disco muito peculiar. Porque fui beber muito das nossas raízes, da minha infância, do lugar onde nasci.

 

 

A estreia destas peças deu-se em dezembro de 2018, num concerto inserido nas comemorações do 17.º aniversário da elevação do centro histórico de Guimarães a Património Mundial pela UNESCO.

Em paralelo com o lançamento no universo digital, Pedro Emanuel Pereira interpretará as dez canções que compõem este disco no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, com transmissão ao vivo na página de Facebook do Município de Guimarães, no mesmo dia, às 21h.

Graduado com distinção pelo Conservatório de Moscovo e pelo Conservatório de Amesterdão, Pedro Emanuel Pereira foi vencedor de inúmeras competições internacionais de piano e apresenta-se com a sua própria arte e visão do mundo, moldada pela jornada de sucesso que tem acompanhado a sua carreira na música erudita. A partir da sua abordagem num instrumento orquestral que venera, é através das teclas de um piano que personifica vivências, histórias e a cultura musical portuguesa, que se ouve a partir da brilhante poesia e dos diferentes estilos explorados.

 

Sobre o autor

Avatar photo

Natural de Viana do Castelo, completou o Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla na Escola Profissional Artística do Alto Minho. Prosseguiu os seus estudos em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se, actualmente, a concluir o Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE-IUL, Lisboa.