O MPMP Património Musical Vivo, estrutura que edita a revista Glosas, juntou-se a outras vinte e nove entidades ligadas à música erudita contemporânea para a criação da riZoma, Plataforma de Intervenção e Investigação para a Criação Musical. Trata-se de uma rede formada por um conjunto de entidades portuguesas ligadas à criação, à educação, à interpretação e à investigação, com foco na música erudita contemporânea. A iniciativa teve como marco fundador o 1.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa · Cooperação em Rede, que ocorreu no dia 29 de Maio de 2020.  

A riZoma tem como missão evidenciar a riqueza e a vitalidade do meio da música erudita contemporânea em Portugal. Para tanto trabalhará sobre um tripé envolvendo público, trabalhadores do sector e representação do sector frente a outros agentes. Destacam-se as pretensões educativas, com vista a fomentar as sinergias entre a criação, a educação, a performance e a investigação, e a estimular uma massa crítica conhecedora e exigente; o desejo de melhorar para os trabalhadores a médio e longo prazo a situação desta música e dos seus agentes activos, contribuindo para o combate à precariedade laboral no sector; por fim, impulsionar a presença da música criada em Portugal na programação das estruturas artísticas públicas e privadas, em particular as orquestras.

A plataforma riZoma tem um calendário onde apareceram todas as actividades das instituições aderentes, o que facilita aos profissionais e ao público melómano uma mais fácil organização da sua agenda, no ensejo de melhor acompanhar a programação musical, já que é possível encontrar eventos de outras entidades com vocações semelhantes. 

 


 

ENTIDADES FUNDADORAS DA RIZOMA

AMEC · Metropolitana
APC · Associação Portuguesa de Compositores
APEM · Associação Portuguesa de Educação Musical
Artway
Atelier de Composição
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa · MIC.PT
Departamento de Música · Escola de Artes · Universidade de Évora
Drumming · Grupo de Percussão
Entre Madeiras Trio
ESMAE · Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (P. Porto)
Festival DME · Dias de Música Electroacústica
Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu
Folefest
GMCL · Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Grupo de Investigação em Música Contemporânea (CESEM)
Interferência · Associação de Intervenção na Prática Artística
Lisbon Ensemble 20/21
Miso Music Portugal
MPMP Património Musical Vivo
Musicamera Produções
OCP · Orquestra de Câmara Portuguesa
OSF · Orquestra Sem Fronteiras
OSJ · Orquestra Sinfónica Juvenil
Performa Ensemble
Prémio Jovens Músicos
Quarteto Contratempus
Quarteto de Cordas de Matosinhos
Sond’Ar-te Electric Ensemble
SPIM · Sociedade Portuguesa de Investigação em Música
Xperimus

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.