A Associação Orquestra Clássica da Madeira apresentou, no passado dia 4 de dezembro, um recital a dois pianos com os pianistas Honor O’Hea e Robert Andres, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal. Foram apresentadas, em estreia europeia, duas obras dedicadas ao duo O’Hea/Andres, compostas pelos compositores Pedro Macedo Camacho (madeirense) e William Roger Price (estadunidense).
Para além destas duas estreias, o duo interpretou a Mazurca elegíaca, op. 23 n.º 2, de Benjamin Britten (1941); a Sonata para dois pianos de Arnold Bax (1929); e a Sonata para dois pianos, FP 156, de Francis Poulenc (1953).
Foi, sem dúvida, um excelente recital com obras contemporâneas, algo raro nesta cidade, com a particularidade de se estrearem, na Europa, duas obras que foram dedicadas a este duo de pianistas: Integration de Pedro Macedo Camacho (n. 1979) e Mystic Images: a Triptych for two pianos de William Roger Price (n. 1955).
Clicando sobre a imagem que introduz este artigo, os leitores da glosas poderão assistir à gravação da peça de Pedro Macedo Camacho, da responsabilidade da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, com masterização do próprio compositor.
Sobre Integration
Cada piano começa por tocar, de forma independente, o seu “ritmo de vida”. Com o tempo percebemos que um afeta cada vez mais o outro ao ponto de ficarem unidos e, juntos, criam uma melodia. Após cantarem a dois a sua melodia, tal como na vida, instala-se a rotina frenética do dia-a-dia, e a melodia, outrora apaixonada, transfigura-se em algo mecânico. Em termos musicais ouvimos um pequeno conto sobre como os dois pianos deram a volta à rotina e, no final, voltaram a se conhecer e a cantar em uníssono. Em jeito de brincadeira, paraterminar a peça, instala-se de novo a rotina, mais frenética mas mais positiva do que antes, como que a dizer: “não há volta a dar, a vida é mesmo assim!”…
Pedro Macedo Camacho nasceu em 1979 na Ilha da Madeira. Estudou no Conservatório Nacional, em Lisboa, e no Conservatório de Música da Madeira. Estudou composição na Escola Superior de Música de Lisboa com Eurico Carrapatoso e aperfeiçoou-se em técnicas de composição e orquestração com diversos compositores. Desenvolveu competências nas áreas da composição, orquestração, sonoplastia, edição de partituras, mistura, masterização e gravação. É engenheiro civil de profissão. Iniciou a sua carreira como compositor em 2006 com música para videojogos e filmes, a convite de empresas dos Estados Unidos da América. A partir de 1999 iniciou a escrita de peças de concerto, destacando-se o Requiem Inês de Castro, interpretado pela Orquestra Clássica do Centro, que foi interpretado pela 9.ª vez a 19 de abril de 2014 no CCB. Recebeu os prémios “Best Audio Design” Dutch Games Awards (2010), Seleção Oficial do Festival de Cinema de Berlim (2010), Vencedor do Excellence in Audio Award, Independent Games Festival (2008), Melhor aluno de Composição da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
A pianista irlandesa Honor O’Hea estudou na sua terra natal com Mabel Swainson e Jan Cap, concluindo posteriormente o mestrado em Piano nos Estados Unidos da América onde, como portadora de uma bolsa de estudos Fullbright, estudou com Sequeira Costa na Universidade de Kansas. A seguir continuou a ter aulas particulares com Dominique Merlet em Paris, tendo recebido conselhos também de Paul Badura-Skoda e Pascal Rogé. Presentemente é professora de Piano no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
O pianista croata-português Robert Andres é diplomado pela Academia de Música de Zagreb (Croácia), tendo prosseguido os seus estudos no Conservatório de Música de São Petersburgo, em Viena e nos Estados Unidos da América, onde, com uma bolsa da Fundação Fullbright, estudou com Sequeira Costa na Universidade de Kansas, na qual concluiu o doutoramento em Artes Musicais, assim como um mestrado em Musicologia. Foi também aconselhado por pianistas de renome, tais como Pierre Sancan, Rudolf Kehrer, Claude Frank, Leonid Brumberg e Peter Katin. Começou a sua atividade pedagógica no Colégio Kalamazoo, nos Estados Unidos da América, continuando-a desde 1993 no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.