De 2 a 9 de Abril, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira acolheu a XVI edição do OJ.Com, Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música. Para a direcção da orquestra foi convidado o maestro Pedro Neves. O efectivo foi composto por setenta e cinco alunos oriundos dos conservatórios de Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada e Porto, do Instituto Gregoriano de Lisboa e do ensino artístico integrado da Escola Básica e Secundária Tomás Borba de Angra do Heroísmo. O concerto de encerramento teve lugar no Centro de Congressos da Madeira, no dia 8 de Abril, pelas 15h00.

O programa teve início com a Fantasia Sinfónica A contemplação da Matéria do compositor madeirense Francisco Loreto, seguindo-se-lhe o primeiro andamento (Allegro Moderato) do Concerto para Violino e Orquestra, Op. 47, de Jean Sibelius, no qual foi solista Lia Yeranosyan, aluna do Conservatório de Música do Porto. O concerto terminou com a Sinfonia n.º 4 de Joly Braga Santos. Os jovens músicos desta orquestra reencontrar-se-ão no dia 28 de Abril, no Centro Cultural de Belém, no âmbito da programação do festival “Dias da Música”.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Natural de Ponta Delgada, fez os estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada (C.R.P.D.), onde concluiu, em 1995, o Curso Secundário de Música. Licenciada em Ciências Musicais, pela FCSH-UNL, em 1999. Desde 1999, exerce funções docentes no C.R.P.D. no Grupo M31 - História da Música. Colaborou na elaboração de entradas sobre personalidades e termos do Arquipélago dos Açores para a Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX e para a Enciclopédia Açoriana.