Resultado de uma parceria entre Grupo Ageas Portugal e a Fundação Casa da Música, a iniciativa mostrou-se tão certeira que já está na sua 6.ª edição. O objetivo do prémio é distinguir e incentivar o trabalho de jovens músicos até aos 35 anos e de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal, de todos os géneros musicais.
Foram escolhidos 3 jovens finalistas pelo público. Foram realizados 15 concertos de apresentação de novos talentos durante o ano de 2023. Após a realização do concerto o público preenchia um boletim de voto. Os escolhidos foram Mafalda Lemos toca guitarra portuguesa e estuda Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, Sara Vaz, pianista, que realizou o mestrado em Música e em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, e Sérgio Gladkyy, acordeonista, frequenta o Mestrado na Universidade de Évora, vertente de interpretação.
O júri é composto por António Augusto Aguiar, em nome da Casa da Música (Aguiar foi presidente da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, ESMAE, entre 2014 e 2022); por Horácio Ferreira, clarinetista e vencedor da 1.ª edição do mesmo prémio, que estará em nome do Grupo Ageas Portugal; e pelo público, no momento da cerimónia. O vencedor receberá cinco mil euros.
A 6.ª edição ocorrerá na Sala Suggia, da Casa da Música, no dia 5 de Outubro.
Fotografia: Casa da Música