Estão abertas as inscrições para a 3.ª edição do CROMA, Ciclo de Música Contemporânea em Oeiras. Este ano, o CROMA volta com uma programação dedicada a algumas das formações da vanguarda com o objetivo de promover e divulgar a música contemporânea portuguesa. Este ciclo tem como intuito promover a permuta de ideias entre compositores, intérpretes, pedagogos e estudantes, com o objetivo de conseguir alargar os horizontes entre estes profissionais e o público de hoje em dia. 

O CROMA irá decorrer entre os dias 22 a 26 de Outubro de 2024. O primeiro dia conta com uma sessão de abertura oficial do ciclo de música contemporânea mas também por um concerto dos alunos da Escola de Ourém e de Santarém. Decorrido o primeiro dia contamos com dois workshops, um pelo compositor António de Sousa Dias e outro pelo compositor Carlos Caires. Segue-se o concerto pelo duo Nada Contra e na sessão da noite o GMCL, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. 

Dia 24 de outubro iniciamos o dia com o Seminário do compositor Mark Andre, que irá prolongar-se até ao dia 26 de Outubro, último dia deste ciclo. Mark Andre é sem dúvida o grande nome desta semana de trabalho e aprendizagem e o seu seminário é uma mais-valia para quem pretende alargar a sua visão ao nível da composição, estética musical e, naturalmente, sobre a música contemporânea. Irá decorrer na Escola Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha. Contamos ainda neste dia com o concerto a solo do saxofonista Henrique Portovedo, e ao final do dia o concerto pelo Lisbon Ensemble 20/21.

Dia 25 de outubro há concerto pelo Ensemble DME, que se apresenta em trio, e terminamos o dia com um particular concerto com os Electroville Jukebox.

Chegamos ao último dia deste ciclo de Música Contemporânea com um concerto dos Drumming Grupo de Percussão. Em todos os dias deste ciclo haverá um momento igualmente importante antes de todos os concertos da noite: a mesa redonda. Este é um momento que conta com a partilha e discussão entre os participantes do ciclo, membros do CROMA e também o público em geral.

Os concertos deste Ciclo de Música Contemporânea são gratuitos e irão realizar-se no Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide. Este ano têm a particularidade de serem todos gravados, para que anos após anos fiquem registadas todas as formações e músicos da vanguarda da música contemporânea nele presentes.

Para participar nos workshops e no seminário do CROMA existe uma ficha de inscrição com toda as informações necessárias. 

É possível encontrar quer o programa quer a ficha de inscrição neste link.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Lívia Duque, natural de Leiria, ingressou no Conservatório de Artes — Orfeão de Leiria, estudando saxofone. Prosseguiu os seus estudos musicais em Musicologia Histórica na Universidade de Évora, sendo pós-graduada pela Universidade NOVA. Actualmente exerce vários trabalhos na área de produção, gravação e assistência musical em várias entidades como o Duktus Sound Studio. É assistente de produção do MPMP.